30 Valentes

30 Valentes

EstiloGospel
Cidade/EstadoCascavel / PR

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Fábio JustinianoFábio JustinianoVoz, Violão, Guitarra
Imagem de Lucas MafraLucas MafraBaixo, Backing Vocal
Imagem de Paulo DalmansoPaulo DalmansoGuitarra Solo
Ver mais integrantes

Release

Os 30 Valentes de Davi

Inúmeras foram as vitórias do rei Davi contra os inimigos de Israel.

Sempre à testa do exército, só registrava vitórias e conquistas, traduzindo-se estas em terras, homens e tesouros.

Mas, como conseguia Davi tantas vitórias? De onde lhe vinha a força e o auxílio para ser sempre vencedor?

Bem, primeiramente, de Deus, como ele próprio declara no Salmo 121: ?Elevo os meus olhos para os montes. De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra?.

Em segundo lugar dos guerreiros que o cercavam. Parece que a Palavra de Deus já queria prestar homenagem a esses bravos soldados, que repetidamente foram chamados de ?valentes?. É só percorrer os livros de Samuel, I e II Reis e I e II Crônicas para se comprovar essa realidade.

Em inúmeras ocasiões os seus ?valentes? acorreram para defendê-lo, como narra Samuel, em seu Segundo livro, no capítulo 16: ?Atiravam pedras contra Davi e contra todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valentes estavam à direita e à esquerda do rei?.

Também em diversas ocasiões os ?valentes? alertaram o rei sobre perigo iminente, como na passagem de II Samuel 17:16: ?Agora, pois, mandem avisar depressa a Davi para que não passe esta noite nos vaus do deserto, mas vá, sem demora, ao outro lado, para que não seja destruído o rei e todo o povo que com ele está?.

Um exército tem que estar bem preparado. Os soldados devem estar treinados e prontos para a guerra. Veja esta passagem de I Crônicas 12:1-2: ?... estes eram dos valentes que o ajudavam na guerra. Tinham por arma o arco e usavam tanto da mão direita como da esquerda em arremessar pedras com fundas e em atirar flechas com o arco?.

Sem querer prolongar esta narrativa, os que cercavam Davi eram ?homens valentes, homens de guerra para pelejar, armados de escudo e lança. Seu rosto era como de leões, e eram eles ligeiros como gazelas sobre os montes?.

E o texto termina por enumerar os principais entre eles, finalizando a narrativa assim: ?O menor valia por cem homens, e o maior, por mil. São estes os que passaram o Jordão no primeiro mês, quando ele transbordava por todas as suas ribanceiras, e puseram em fuga a todos os que habitavam nos vales, tanto no oriente como no ocidente?.

Observe agora a declaração incondicional de Amasai ? um dos chamados ?cabeça de trinta homens?: ?Nós somos seus, Davi, e com você estamos, filho de Jessé! Paz, paz seja com você! E paz com os que o ajudam! Porque o seu Deus o ajuda?.

Playlists relacionadas

Contrate

Fábio Justiniano

(45) 3224 - 4103 | (45) 8807 - 5544http://www.ccagape.com.br