Integrantes

  • Marcelo Torca Piano

Release

Projeto Piano Musical e GI.
Estas atividades realizo normalmente, fazendo parte de meu projeto de ensino, onde os alunos aprendem música lendo partitura e cifras, misturando música popular e erudita. São projetos já realizados por mim. Começo com leitura de notas simples, de acordo com o instrumento escolhido: guitarra, violão, baixo, bateria, teclado, pano, cavaquinho, bandolim, flauta-doce; conforme há desenvolvimento motor das mãos, vou levando a ler cifras e ritmos mais evoluídos na leitura de partitura.
Utilizo músicas conhecidas e desconhecidas, e os arranjos são de acordo com o nível de aprendizado dos alunos. A prática de conjunto é fundamental para a realização de meu projeto, havendo ensaios semanalmente, desperta o espírito coletivo e melhora a compreensão da função de cada um dentro de um conjunto, valorizando a visão coletiva.
No início, o aluno aprende a fazer acompanhamentos com notas simples, até evoluir para cifras e conseqüentemente fazer o solo da música. De acordo com a dificuldade da música, é ensinado a teoria, mas somente aquilo que for necessário para executar a música. Para relaxar, utilizo jogos didáticos e jogos de memória, sempre visando a unidade coletiva e o estímulo para aprendizagem musical.

Influências

Bartók, Bach, Chopin, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Lizt.