contrate

ONILDO BARBOSA

(77) 8808-7748 | (77) 9191-5622

release

José Barbosa Monteiro Filho (Onildo Barbosa), natural de Natuba ? PB, reside atualmente em Vitória da Conquista - BA.
Poeta repentista, compositor, radialista, declamador, Aboiador, ator de comerciais de TV e rádio, produtor de jingles musicados.
Iniciou a vida artística como Cantador repentista aos 17 anos. Tem parceria com grandes poetas como: Francisco Adriano,
José Ismael, Juvenal Oliveira, Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Severino Feitosa, Ivanildo Vila Nova, Oliveira de Panelas, Geraldo Amancio e muitos outros. Em 1974 estreou na TV Rio canal 13-Rio de janeiro, Com o Programa: SUA MAGESTADE O FORRÓ.
Em 1976 voltou ao Nordeste (CAMPINA GRANDE-PB ) onde participava diariamente dos programas de rádio: RETALHOS DO SERTÃO e VIOLAS NA CARIRÍ, nas rádios: BORBOREMA E RÁDIO CARIRÍ (CAMPINA GRANDE ) ao mesmo tempo era Titular Apresentador do programa:VIOLAS DE MINHA TERRA na rádio Planalto de Carpina - PE, em parceria com o poeta: JOSÉ ISMAEL.
Em 1979 Gravou o primeiro LP (Improviso, viola e poesia) Como cantador repentista e violeiro em dupla com o Poeta repentista JUVENAL OLIVEIRA. Em 1980 gravou o Segundo LP, ainda em parceria com Juvenal de Oliveira com quem fazia viagens Para apresentações culturais nas festas de vaquejadas, cantorias e festivais.
Em 1985, apresentou o programa: Cultura verso e viola, na rádio Cultura de Guarabira - PB, em parceria com o Grande poeta: OLIVEIRA DE PANELAS. Gravou vários programas em nível nacional para o Projeto Minerva, exibido na radio nacional de Brasília, em parceria com o mestre do improviso: IVANILDO VILA NOVA.
EM 1976, ganhou o 1º Lugar no 1º Congresso De violeiros da Cidade de Natuba em parceria com o Poeta JOSÉ ISMAEL, em 1984, 1º lugar no festival de repentistas da Cidade de Camutanga - PB em dupla com o grande mestre dos versos DINIZ VITORINO.
Em 1985, ganhou 2 º lugar no festival de Repentistas Na cidade de Patos das Espinharas em dupla com o poeta:SEBASTIÃO DA SILVA. Em 1987, ganhou o 2º lugar no Congresso nacional de poetas repentistas de Feira de Santana-Ba em parceria com o poeta repentista JOÃO RAMOS.
Ainda em 1985, a convite do grande poeta repentista baiano:Bule-Bule, veio Para a Bahia numa turnê pelas Cidades de Xorroxó, Miguel Calmon, Piritiba, Paulo Afonso, Valente, Geremoabo Salvador e Feira de Santana
Em 1986, a convite do Presidente da Federação Nacional de poetas escritores de Brasilia, participou do grande encontro de poetas cantadores, na cidade de Ceilândia - DF,na inauguração do Palácio da Poesia, (Casa do Cantador), onde recebeu o convite do então Presidente da República: JOSÉ SARNEY, para uma tarde de poesia em sua residência .
ONILDO BARBOSA O COMPOSITOR
O poeta Onildo Barbosa, possui mais de 500 letras, incluindo melodia compostas por ele. Mais de 100 já foram gravadas por grandes nomes da nossa música nordestina como:
Dominguinhos, Nando Cordel, Santana, Edgar Mão Branca, Geraldo Cardoso, Gaviões do Forró, Luizinho de Iraussuba, Gonzaguinha do Baião, Ton Oliveira, Sela Rasgada, Rege de Anagé, Juá da Bahia, Carlos Moreno, Evandro Correia, Amazan, Wálter Lajes, Alisson Menezes, Zezinho Barros e muito outros representantes da nossa cultura popular.
ONILDO BARBOSA FORROZEIRO E APRESENTADOR
Em 1987, a convite da Rede Clube de Rádio, fixou residência em Vitória da Conquista - BA, passando a apresentar dois programas: Cantadores do Nordeste e Clube dos Cantadores, nas Rádios Regional AM e Clube AM.
Desde então, tornou-se garoto propaganda de várias lojas,com exclusividade para a TV SUDOESTE, afiliada da Rede Globo, na região Sudoeste do estado.
Em 1991, dedicou-se a carreira de cantor de forró, montando um grupo com 07 componentes, cantando e levando aos grandes eventos o estilo Gonzagueiro do autêntico forró pé de serra.
Hoje, com 19 trabalhos gravados entre vinil e CDs o poeta se apresenta em todo Nordeste.
Com grande versatilidade entre forró, aboios, toadas, declamações de poemas matutos, repentes e causos, Onildo Barbosa, sempre se apresenta em eventos culturais como Cordel nas escolas, Universidades, Feiras, Festivais e Concursos de poesias.
Atuou como apresentador do programa BRASIL DO LADO DE CÁ, na TV local canal 36 (Tv a cabo).
jurado de programa de calouros no programa PORTAL BRASIL TV Santa Cruz afiliada da Rede Globo em Itabuna-BA e Tv Cabrália, afiliada da Rede Record de Televisão em Vitória da Conquista - BA,.
Em 1988, recebeu do presidente da Arpofob, Rodolfo Coelho Cavalcante o Título de Cavalheiro e Comendador da Ordem Brasileira dos poetas da Literatura de Cordel.
Em 1992, recebeu da imprensa local o Título de Embaixador do Forró
Em 2010, recebeu o título de Cidadão Conquistense pela Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista.
ONILDO BARBOSA
Contatos:
77-3082-9202
77-8808-7748
77-9191-5622
E-mail:
Onildobarbosa2009@gmail.com
clorisandrade@hotmail.com
Sites:www.onildobarbosa.palcomp3.com.br (forró)
www.onildobarbosapoesia.palcomp3.com.br (poesia)
www.onildovaquejada

relacionado / favoritos

influências

Mano Alves, Chico Pedrosa, Amazan, Zé Laurentino, Patativa do Assaré, Diniz Vitorino, Pedro Bandeira C hico Pedrosa e Tantoso Utros Astros da Nossa Poesia popular.