Diih

Diih

EstiloFunk
Cidade/EstadoSão Paulo / SP
Plays507plays

Comunidade

OuvintesSidney Sampaio e outros 2 ouvintes
Sidney SampaioSidney SampaioSidney Sampaio
Fã-clube e outros -1 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Biografia

Cantor e compositor, tem no seu trabalho uma mistura diferente entre Funk e Rap, com muita mistura de ritmos e letras conscientes. Mc Diih, ou Diih como é chamado, iniciou sua carreia aos 17 anos isso em 2008. No inicio começou cantando rap, aos 18 anos por influência do momento e de sua infância, optou pelo funk carioca, o primeiro estilo de música que ouviu quando criança. Suas letras tratam o dia-dia da periferia de São Paulo onde vive, criticas políticas entre outras, segue o estilo como é chamado “Funk Consciente” e também com músicas românticas “Funk Melody”. Após diversas apresentações em palcos, em 2010 fez participação na gravação do DVD Bonde Sintonia na casa de shows “Engenho da Villa”, e foi autodidata aprendendo a tocar violão. No inicio de 2011 gravou a música “Cria do Lauzane” muito repercutida dando novas caras ao seu estilo. Em dezembro de 2011, lançou seu primeiro Disco EP “Pronto pra Guerra” o Ep vem com dez faixas sendo quatro músicas inéditas, tendo no primeiro mês de venda uma grande repercussão. É muito influenciado pelos mc’s Junior e Leonardo, Felipe Boladão, Duda do Marapé, Careca, Cidinho e Doca, entre outros. E também pelos estilos musicais como Mpb, Rap, Rock entre outros.

Trajetória artística

2008-2011

Diego Pereira da Silva começou a cantar funk aos 17 anos (2008) quando era membro da “Família LeykerSs” grupo de amigos que ele saia para festas. O moleque da norte começou a se apresentar em baile como Mc Diihlicia. Fez parceria com o grupo Bonde Sintonia, tocando em bailes na capital, grande SP e interior. Na gravação do DVD Bonde Sintonia (2010), já com o pseudônimo de Mc Diih chegou mandando seu consciente na música “Tempos Modernos” e aí foi divisor de águas pra sua fase consciente que se materializou no seu EP Pronto pra Guerra (2011) produzido pelo DJ Eduardo.

2013-2015

Participou do Sarau APA Funk no bairro Cinelândia (RJ,2013),cantando seu novo single Cria do Lauzane Parte 2, onde conheceu grandes nomes do movimento que gostaram do seu trabalho como Mc Teko da ex-dupla Teko e Buzunga, Mc Pingo do Rap e a dupla Junior e Leonardo. No ano seguinte regravou Cria do Lauzane parte 2 com a cantora portuguesaElza Pedro, a mistura de ritmos foi além e com a mesma cantora compôs e gravou a música Zikara juntamente com o trompetista francês François Antonie misturando Jazz e Hip-hop. Em 2015 iniciou parceria com o produtor Kut Mendes, da rádio Nação Zulu o mesmo é seu produtor até hoje. Kut traz para seu trabalho referências do funk soul, hip-hop e ragga. No mesmo ano trabalhou no coletivo Casa no Meio do Mundo como artista, apresentador de eventos dando oficina de Freestyle. Ainda no mesmo ano entrou para a associação Liga do funk, idealizada e fundada pelo empresário Marcelo Galatico que atua com os objetivos de organizar, orientar, potencializar e defender o movimento funk, Diih atua como produção, artista e na elaboração de projetos. Com a associação, participou do evento Emergências Culturais no RJ e do Fórum Social Mundial (2016) em porto Alegre, fazendo articulações com movimentos culturais, sociais e apresentações artísticas. Dividiu palcos com MC Poneis, Bocão integrante do grupo de rap Demenos Crime, MC Pikachu, participou do programa Pancadão da Trans - Dj Batata da rádio Transcontinental Fm com acesso a 500 mil ouvintes por minuto, deu entrevista para a revista “Apartes” (Câmara Municipal de São Paulo) sobre a lei “Não ao Pancadão” regulamentada pelo prefeito Haddad, participou da quarta edição do Jazz na Lage (Cantagalo RJ) também é integrante do Sarau do Burro do poeta Daniel Michoni.

Playlists relacionadas

Contrate