Rádio-Ativo, by Alex CostaQuark Up2.735 plays
Publicidadeiniciando próxima música em Pular anúncio
Publicidade
Publicidade
pular anúncio
1 / 14

contrate

Alex Costa

(85) 3494-5796 | (85) 8723-2712

integrantes

  • Alex Costa Programações
  • Wlailton Ipuí Bateria
  • Dayvid Lima Guitarra

release

Físico e Doutor em Ciências Atmosféricas, Alex Costa sempre foi apreciador de música em diferentes gêneros (do erudito ao rock progressivo, da "new age" à MPB). Passou a se dedicar à composição em 2004, tendo como ferramentas um teclado com interface MIDI, um computador pessoal, programas de notação musical e sintetizadores virtuais. Parte de sua vivência musical se deu junto ao Laboratório de Música Eletrônica da Universidade de Yale, onde realizou seus trabalhos de Pós-Doutorado. Mantém, desde então, uma vasta produção no âmbito da música eletrônica e eletroacústica, distribuída em diferentes projetos musicais, um dos quais, "Rádio-Ativo":

No coração dos bilhões de bilhões de sóis do Universo que conhecemos, foram forjados os átomos que constituem cada objeto ao nosso redor, a água que bebemos, o ar que respiramos e que vibra em ondas sonoras ao nosso redor. A natureza, na dinâmica rica das reações químicas, do nascimento e da morte, nada mais faz do que rearranjar estes tijolos básicos; recombiná-los, desconectá-los e reconectá-los, como letras de um alfabeto que escrevem um vocabulário de uma variedade infinita de moléculas ou como alturas e figuras rítmicas que formam uma composição musical. No meio disso tudo, os átomos que bailam em meio a essa dança furiosa das reações químicas, são sempre os mesmos… Os mesmos tataravós ultra-multi-milenares que nasceram das reações nucleares no interior das estrelas.

A única exceção a essa regra são os elementos radioativos. De personalidade instável, eles não partilham da imutabilidade dos átomos comuns e se transformam continuamente, como numa melodia que evolui. Emitindo partículas e radiação, eles buscam conquistar a estabilidade que não lhes foi concedida, sendo obrigados a sacrificar a própria identidade. A lenta transformação que eles sofrem, transmutando-se em outros elementos, apenas esconde a enorme quantidade de energia envolvida nesse processo, algo que foi cruelmente desnudado pelo homem, ao inventar a bomba atômica.

Presentes no cotidiano da sociedade moderna, em diferentes aspectos (do belicismo irracional das potências capitalistas ao uso nobre na medicina nuclear), diferentes, rebeldes, energéticos… Os elementos radioativos, por meio deste projeto, mostram que também podem ser fonte de inspiração musical. Sintetizadores, seqüenciadores, sampleadores, guitarra e bateria se unem para retratar o universo da instabilidade, da transformação, da radiação.

relacionado / favoritos

influências

Vangelis, Mike Oldfield, Jean-Michel Jarre, Alan Parsons Project, Pink Floyd, Yes, Genesis, Tangerine Dream, Kraftwerk